segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mapeamento Topográfico



É o conjunto de procedimentos que têm por finalidade a representação do espaço territorial brasileiro, de forma sistemática, por meio de séries de cartas gerais, contínuas, homogêneas e articuladas, elaboradas seletiva e progressivamente, em consonância com as prioridades conjunturais, nas escalas-padrão de 1:1000 000, 1:250 000, 1:100 000, 1:50 000 e 1:25 000.




O mapeamento togográfico serve como suporte suporte ao mapeamento temático e especial; Suporte ao mapeamento aeronáutico rodoviário e ferroviário; Suporte ao Planejamento em diversos níveis; Legislação de estruturas territoriais, regional e setorial; Base para ante-projetos de engenharia; Base para projetos ambientais; Autoproteção do País; Estudos e projetos governamentais; Projetos de desenvolvimento urbano; Cadastros e ante-projetos de linha de transmissão; Posicionamento e orientação geográfica.


Qual a diferença entre um mapa topográfico e um mapa normal? Falando de modo simples, os mapas topográficos permitem a você ter uma visão tridimensional da paisagem sobre uma superfície bidimensional. Esses mapas mostram o relevo com suas elevações, montanhas, vales, água, vegetação e muito mais. E é isso que os distingue dos outros mapas.






O Serviço Geológico dos Estados Unidos (U.S Geological Survey – USGS) criou sem primeiro mapa topográfico em 1879 e ainda produz mapas até hoje. Hoje em dia, porém, com o desenvolvimento das fotografias aéreas e imagens geradas por satélite esses mapas são muito mais precisos e eficientes. Quando o USGC começou a criar mapas – para catalogar as terras públicas – o processo era bastante caro e demorado. As tropas de mulas eram a única forma de alcançar as terras do Ocidente e as ferramentas cartográficas eram pobres em comparação com as que usamos hoje em dia. Os mapeadores normalmente buscavam encontrar um determinado ponto, geralmente o ponto mais alto, e subiam no lugar com suas pranchetas para desenhar e medir o local. Para tanto era preciso não só habilidade como também muita coragem. O advento dos aviões, nos anos 1940, ajudou no avanço das técnicas de mapeamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário